Como Fazer Adubo Caseiro Com Lixo Orgânico

A quantidade de resíduos que o ser humano produz por ano é assustadora. Só em 2015, o Brasil produziu cerca de 79,9 milhões de toneladas de lixo urbano. Para onde vai esse número avassalador? Para aterros sanitários, lixões ou aterros controlados em todo o país.

O resultado? Mau cheiro, riscos de doenças e solo contaminado. Já parou para pensar que metade dessa quantidade poderia ser reduzida se cada morador reciclasse seu próprio lixo orgânico transformando-o em um excelente adubo para a terra fértil?

Com esses dados em mente, fica o alerta: a terra está gritando por socorro, cabe a cada um de nós responder ao chamado ou ficar de braços cruzados esperando a situação melhorar em um passe de mágica.

Se você escolheu a segunda opção, atente-se ao conteúdo desse artigo e seja adepto à reciclagem do seu lixo orgânico.

Como Fazer Adubo Caseiro Com Lixo Orgânico de Qualidade?

omo fazer adubo orgânico

A principal dificuldade que impede as pessoas de reciclarem o lixo orgânico é a falta de espaço e a demanda de tempo. Essa desculpa pode ser plausível em alguns casos específicos, mas o objetivo deste artigo é abrir os olhos de cada cidadão de que é possível mudar esse quadro.

Thiago Tadeu Campos, empresário especialista em Agronomia da ImGrower ensina dicas formidáveis para começar a produção de adubo orgânico, para deixar a terra fértil usando ferramentas simples e caseiras.

O Que é Lixo Orgânico?

  • Casca de banana
  • Cascas e sobras de legumes e vegetais
  • Borra de café
  • Cascas de ovo
  • Sal
  • Vinagre Branco
  • Leite em pó
  • Rastelo de grama
  • Gelatina
  • Melaço
  • Água do preparo de refeições ou aquário
  • Cinzas de madeira

Na agricultura orgânica, a palavra da ordem ao pensar em adubo orgânico caseiro é qualquer resíduo que tenha como matéria prima a natureza. Os resíduos acima mencionados são ricos em nutrientes estritamente necessários para o bom desenvolvimento de um solo fértil.

Informações Básicas

Em primeiro lugar, antes de decidir fazer um adubo orgânico, é necessário informação sobre o conteúdo em questão. Adubo malfeito resulta em plantação deficiente e isso impede o bom funcionamento da fertilização.

É imprescindível informação básica sobre o assunto. Por exemplo, as cascas de bananas são ricas em potássio. A borra de café pode liberar a quantidade necessária de Nitrogênio para as sementes. As cascas de ovos fornecem Cálcio, Ácido Fólico e Nitrogênio.

Saber exatamente o porquê de cada resíduo jogado na terra é muito importante para alimentar suas sementes do jeito correto, com o que elas mais precisam.

A terra necessita de um adubo orgânico de qualidade, livre de quaisquer compostos nocivos à saúde do solo e consequentemente para o ser humano.

Alguns cursos disponíveis no mercado auxiliam e muito na hora de pesquisar sobre o assunto. A empresa ImGrower tem uma palheta grande de cursos com conteúdo extenso sobre o assunto.

O especialista Thiago Tadeu Campos é formado em Agronomia e realiza consultorias na área.

Veja no post: Como Fazer Uma Composteira

Faça sua parte!

Ajude a natureza. Contribua com a causa, seja responsável pelos próprios atos e receba em troca o melhor que a terra pode oferecer, com produtos de alta qualidade e saudáveis para o consumo da família!

2 thoughts on “Como Fazer Adubo Caseiro Com Lixo Orgânico”

  1. Muito boas as dicas, nem imaginava que dava para fazer adubo em casa e sem gastar nada. Vou tentar fazer aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.